Lula reitera empenho do Brasil na busca da paz no Oriente Médio

09/12/2003 - 9h01

Murilo Ramos
Enviado especial

Cairo (Egito) - Pela primeira vez na história da Liga Árabe, um presidente latino-americano foi convidado a discursar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou que o Brasil está empenhado em participar do processo de paz no Oriente Médio e defendeu maior contribuição da Organização das Nações Unidas (ONU) para resolver as questões do Iraque – ocupado pelas tropas de coalizão – e da Palestina. Segundo Lula, o Brasil apóia a auto-determinação dos povos e a soberania das nações.

O presidente lembrou que tem defendido sempre soluções em organismos multilaterais. Ressaltou, entretanto, que tudo isso sem confrontação com os países ricos. Ele disse acreditar que os países em desenvolvimento podem fazer a diferença, buscando, por exemplo, caminhos políticos e comerciais diferenciados. Mesmo assim criticou a atual condição da ONU: "Não é justo que alguns países tenham direito a muito e muitos países tenham direito a quase nada".

Em seu discurso, Lula mencionou programas sociais conduzidos no Brasil, como o Fome Zero, o Programa Saúde da Família e o da Agricultura Familiar (Pronaf). E adiantou que a Líbia – próximo país a ser visitado nesta viagem – tem interesse em reabrir uma representação diplomática em Brasília.

Lula disse ainda estar muito otimista com a reunião que será realizada no Brasil no próximo ano, envolvendo presidentes sul-americanos e dos 22 países da Liga Árabe.