Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio, 9/12/2003 (Agência Brasil – ABR) - A isenção da CPMF nas negociações de ações em Bolsa foi um dos pontos positivos do mercado de capitais este ano, que se prepara agora para a regulamentação, em 2004, das contas de investimentos também sem cobrança da CPMF, afirmou hoje, nesta capital, o Presidente da Andima-Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto, Edgar da Silva Ramos.
Ele avaliou que a medida, reivindicada há cerca de 4 anos pela Andima, é muito importante porque aumenta a competitividade entre os fundos e, em conseqüência, amplia o volume de negócios no mercado. Atualmente, quando o investidor resgata suas aplicações para aplicar em outro fundo, ele é obrigado a depositar os recursos em conta corrente, sendo taxado com a CPMF. Com as contas de investimento, isso muda, na medida em que o aplicador tira seus recursos de um fundo, deposita-os em uma conta especial, as chamadas contas de investimento, e pode investir em outro fundo sem cobrança do tributo.
A perspectiva promissora para o mercado financeiro resulta da acomodação da crise econômica e do processo de redução das taxas de juros, que dão maior liquidez ao mercado, com possibilidade de alongamento de prazos, tornando-o menos vulnerável às operações de curto prazo e ao câmbio,analisou.