Brasília, 9/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Até o final desta semana, o Ministério de Ciência e Tecnologia realiza uma exposição de fotos e objetos artesanais da reserva ecológica de Mamirauá, localizada na Amazônia. A reserva ecológica foi eleita pela revista americana Travellers Foundation como o melhor destino para o ecoturismo do mundo. Isso porque o turismo é desenvolvido sem agredir o meio ambiente e com geração de renda para a comunidade, ou seja, com desenvolvimento sustentado.
A exposição conta com fotos e artesanato produzido pela comunidade. São esculturas, porta-lápis e cestas, entre outros objetos. Há ainda artigos de divulgação da reserva, como camisetas, agendas e livros. Todos os produtos estão à venda. O dinheiro arrecadado é destinado a pesquisas científicas na reserva ecológica.
A exposição é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Para a organizadora da exposição Renata Galucio, o principal objetivo é divulgar o trabalho realizado na região. "Ela tem a finalidade de divulgar as pesquisas que o Ministério de Ciência e Tecnologia tem"
O Instituto Mamirauá realiza pesquisas na reserva ecológica com apoio do ministério e promove a conservação do local, por meio do uso sustentado de recursos naturais.