Murilo Ramos
Enviado especial
Cairo (Egito) - Por pouco mais de uma hora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o museu do Cairo onde se encontra o sarcófago do rei Tutancamon e múmias de faraós egípcios. Turistas do mundo inteiro não escondiam a curiosidade em relação a Lula. Um exemplo foi o italiano Diógene Francoso que diz ter ficado emocionado em conhecer o presidente brasileiro, que lhe retribuiu com um autógrafo.
Lula encontrou também a brasileira Cláudia Bráz, da cidade de Carmo do Paranaíba. "Vi o tumulto no museu e percebi que alguém importante estava visitando o lugar. Reparei que era o presidente". Cláudia aproveitou a oportunidade e tirou uma foto ao lado de Lula e da primeira-dama Marisa Letícia.
O momento em que Lula mais se surpreendeu foi quando viu a múmia do faraó Ramsés II. O egípcio teve 200 filhos e 60 mulheres. Ramsés II governou o Egito por 67 anos, há aproximadamente 3.500 anos. Lula fez uma brincadeira com seu assessor de imprensa, Ricardo Kotsho. "Kotsho, em vida, tem menos cabelo do que ele (Ramsés II)", disse.
O presidente conheceu também várias peças fúnebres do Egito. O próximo compromisso do presidente no Egito é com o primeiro-ministro Atef Ebeid. Depois, Lula irá à sede da Liga Árabe, onde se reunirá com o secretário-geral Amre Moussa. Às 11 horas (horário de Brasília) o presidente embarca para Trípole, na Líbia, última etapa de sua viagem ao Oriente Médio.