Brasília, 9/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, e o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Adelmir Araújo Santana, firmaram hoje parceria, que inclui um módulo sobre Previdência em todos os cursos profissionalizantes do Senac. O documento foi assinado na abertura da Reunião Técnica Nacional do Programa de Educação Previdenciária, que está sendo realizada em Brasília até a próxima quinta-feira (11)
Segundo o ministro, o crescimento do Programa de Educação Previdenciária, o PEP, deve ser simultâneo ao crescimento da renda da população brasileira, assim como a previdência social pressupõe a mobilização nacional e a garantia de uma previdência pública e estruturada à toda a sociedade. Berzoini disse ainda que fazer parte da Previdência é, ao mesmo tempo, um dever e um direito de todos
O ministro da Educação, Cristóvam Buarque, presente à abertura da reunião, abriu espaço nas escolas e universidades brasileiras para o programa. "Vamos incluir nos currículos de ensino médio e fundamental o tema Previdência". Ele fez ainda um trocadilho com os termos providência/previdência. "É preciso tomar providência para que todos, crianças, jovens e adultos, conheçam a Previdência".
A coordenadora nacional do Programa de Educação Previdenciária, Tereza Ouro, falou sobre os avanços do PEP em 2003, destacando a sua inclusão do Plano Plurianual. Participam da reunião os 102 coordenadores dos comitês regionais do programa e os nove representantes da Assessoria de Informação Institucional.