Brasília, 9/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Melhorar a qualidade dos serviços prestados, estabelecer novos mecanismos de controle gerencial e capacitar servidores são algumas das principais metas para 2004 definidas pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). A afirmação foi feita pelo presidente do CRPS, Salvador Marciano Pinto, na abertura do Encontro Nacional de Presidente de Juntas de Recursos e Câmaras de Julgamento, que acontece de hoje a quinta-feira (11) no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília.
O evento focaliza a uniformização de entendimentos e decisões entre as unidades julgadoras para que haja paridade nos procedimentos e julgamentos feitos pelas 28 Juntas e seis Câmaras em todo o país. "É importante termos essa instância recursal para que a sociedade possa debater os seus direitos", disse o ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, que participou da abertura do evento. "Quanto mais nós ouvirmos e debatermos com os cidadãos a matéria previdenciária, melhores resultados teremos", completou.
O presidente do INSS, Taiti Inenami, destacou a grande complexidade das decisões a serem proferidas pelas juntas e câmaras para que prevaleça a igualdade nos julgamentos, especialmente devido à extensão do país. "A capacitação de pessoas para trabalhar nessa área é muito importante, assim como a recomposição do quadro. Mesmo com todas as limitações, iremos fazer todos os esforços para conseguirmos servidores mais experientes e qualificados para atender as juntas e câmaras", afirmou Inenami.
Nesses três dias de evento, serão realizadas palestras e discutidas matérias polêmicas na área. "Esperamos que todos saiam com uma visão inovadora dos processos e da qualidade de nossos serviços", disse o presidente do CRPS.