Cientistas protestam em Brasília pela biotecnologia

09/12/2003 - 16h00

Brasília, 9/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Cientistas e pesquisadores de vários estrados participam amanhã, às 15h30, no Congresso Nacional, de um protesto ao tratamento dado à questão da biotecnologia no país. A manifestação é organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (AnBio) e pretende sensibilizar os parlamentares para a importância da desburocratização das pesquisas nacionais no projeto de lei 2401/03, que regulamenta a liberação, comercialização, plantio e pesquisas com transgênicos no Brasil.

O PL 2401/03 cria uma instância de ministros por onde deverão passar todas as pesquisas com organismos geneticamente modificados. O projeto descaracteriza o papel científico da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança )CTNBio), tornando-a uma mera instância burocrática.

"Os cientistas pedem que a CTNBio tenha poder de deliberação na questão dos transgênicos. A comissão reúne especialistas renomados em assunto relacionados com biossegurança e tem toda a capacidade de avaliar a adoção de organismos geneticamente modificados no Brasil", afirma Leila Oda, presidente da AnBio.