Brasil ganha Confederação de Desportos na Neve

09/12/2003 - 7h28

Brasília, 9/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Associação Brasileira de Ski e Snowboard (ABSS) acaba de mudar de nome. Atendendo determinação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que dividiu os esportes de inverno em gelo e neve, a ABSS passa a se chamar Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). A entidade é responsável por todas as categorias de snowboard, esqui alpino e esqui nórdico. São cerca de 20 mil praticantes informais dessas modalidades e em torno de 300 atletas registrados.

Até hoje, esquiadores brasileiros estiveram presentes em quatro Jogos Olímpicos de Inverno (de 1992 a 2002) e disputam Campeonatos Mundiais desde 1966, em Portillo/Chile. Foram realizados 18 Campeonatos Brasileiros de Esqui e nove de Snowboard.

A snowboarder carioca Isabel Clark foi a eleita de 2003 para o Prêmio Brasil Olímpico, do COB. Isabel é a principal aposta da CBDN e do COB para os Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006. No snowboard masculino, destaque para Felipe Motta e Riccardo Moruzzi. No esqui alpino, os principais nomes são Mirela Arnhold, Ricardo Kawamura e Nicolai Hentsch e no, esqui nórdico, Helio Freitas.
As informações são da Confederação Brasileira de Desportos na Neve.