Brasília, 10/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - As ligações à Central de Informações da Previdência Social (Prevfone) no mês de setembro (último levantamento) atingiram o total de um milhão e 20 mil pessoas – a média é de 890 mil ligações por mês. De todo o país, mas na maioria da região Sudeste, elas telefonaram para tirar dúvidas, fazer reclamações e sugestões ao sistema previdenciário, segundo o coordenador do Prevfone, Laureano Struck. Até agora, informou, já foram atendidas 8 milhões de pessoas e a projeção para este ano é passar de 10 milhões.
Perguntas do tipo "qual a documentação exigida para requerimento de benefícios", "a situação do segurado", "as datas de pagamento" e "como contribuir para o sistema previdenciário" são respondidas com freqüência pelo Prevfone. O segurado também pode obter pela central telefônica o extrato de pagamento de benefícios e o comprovante anual de rendimentos.
Desde sua criação, em 1998, o Prevfone já recebeu cerca de 45,6 milhões de ligações para 0800 780191. A ligação é gratuita e o atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. Atualmente, existem duas centrais no Brasil: em Brasília e Salvador, com 62 e 190 atendentes, respectivamente.
A capital federal recebe cerca de 15 mil ligações por dia e Salvador, 35 mil. Pesquisa da Previdência informa que 53% das pessoas que telefonam à central precisam apenas discar uma vez para falar com os atendentes.
Além do Prevfone, o Ministério da Previdência também oferece outros meios para atender os segurados e beneficiados do sistema previdenciário, como o Prevcartas, o Prevbarco, o Prevmóvel e o Prevenet. Das 1.147 agências previdenciárias no Brasil, 75 são unidades móveis (69 carros e seis barcos).
O Prevbarco, ao percorrer as comunidades ribeirinhas, oferece todos os serviços de uma agência previdenciária fixa. As agências instaladas em carros, os Prevmóveis, também são utilizadas para facilitar o atendimento das pessoas que moram longe das cidades onde a Previdência possui unidades fixas. Nessas unidades, tudo é feito em parceria com prefeituras, associações e sindicatos.
Ao invés de telefonar, os cidadãos também podem mandar suas dúvidas, sugestões e reclamações referentes à previdência social para o Prevnet, no endereço eletrônico www.previdenciasocial.gov.br. O Prevcartas é uma outra opção de contato com o Ministério. O endereço é Caixa Postal 09714 – CEP 70001-970 – Brasília (DF) e este serviço difere dos outros porque é o único em que os atendentes vão a campo para resolver os problemas dos segurados.