Centro de Atendimento da Anatel atende a 15 milhões de usuários em cinco anos

10/11/2003 - 15h32

Brasília, 10/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Central de Atendimento Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atendeu a mais de 15 milhões de usuários de serviço de telecomunicações, nos últimos cinco anos. A Anatel completou seis anos, no último dia cinco.

Para a chefe da Assessoria de Relações com os usuários, Rúbia Marize, a automatização do serviços permitiu maior agilidade na solução de problemas apontados por usuários. "No início, levávamos, em média, 30 dias para finalizar as respostas; atualmente, algumas prestadoras nos respondem em cinco dias, chegando até quinze minutos", afirma.

Nos últimos anos, aumentou o número de atendimentos. Em 2001, a Central atendeu a 14 mil chamadas. Já em 2002, a média mensal era de 400 mil chamadas. Segundo a Anatel, o aumento do acesso dos usuários se deve a busca por informações sobre a implementação do Código de Seleção de Prestadora para as chamadas de longa distância nacional e internacional na telefonia fixa. Outro fator seria a maior conscientização dos usuários com relação aos seus direitos.

A Central de Atendimento funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados no número 0800-332001. O cidadão pode também enviar também cartas, fax e fazer solicitações no site (www.anatel.gov.br), no item "Fale Conosco". O usuário pode ainda ser atendido pessoalmente nas 24 Salas do Cidadão, existentes nas representações da Agência nas capitais.