Brasília, 2/11/2003 (Agência Brasil - ABr) - Termina amanhã o prazo de inscrição para o 2º Seminário Banco Central sobre Microfinanças, que acontecerá no auditório principal do Centro de Treinamento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) (av. Paranjana, 5700 - Passaré), em Fortaleza, nos dias 10 e 11 de novembro.
VIDEOCONFERÊNCIA
A abertura do seminário, às 8h30 do dia 10 de novembro, contará com as presenças do governador do Ceará, Lúcio Alcântara, do presidente do BNB, Roberto Smith, do diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Silvano Gianni, e do diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro (Dinor) do Banco Central, Sérgio Darcy da Silva Alves.
Promovido pelo Banco Central e o Sebrae, em parceria com o BNB, Unicred do Brasil e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), o evento terá transmissão simultânea de videoconferência para auditórios do BNB em São Luís, Teresina, João Pessoa, Recife, Salvador, Maceió, Aracaju, Brasília e Montes Claros (MG).
OBJETIVOS
O objetivo do Seminário é apresentar e debater os principais fatores que restringem e impulsionam o desenvolvimento das microfinanças no Brasil e a sua capacidade de promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades mais carentes.
Também serão abordados temas ligados à sua regulamentação e às principais estratégias de atuação, tanto no setor público quanto em termos de oportunidades de inversões do capital privado.
Em consonância com as diretrizes governamentais de apoio ao segmento microfinanceiro do país, o seminário visa aumentar a oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda, principalmente no que diz respeito ao marco legal normatizador de cooperativas de crédito, sociedades de crédito ao microempreendedor (SCM) e correspondentes bancários.
ELENCO DE 11 TEMAS
Um elenco de 11 temas será discutido durante o seminário: marco legal; acesso das populações de baixa renda, no Brasil e no mundo, às microfinanças; cooperativismo de crédito - conceitos básicos; como constituir uma cooperativa de crédito; microcrédito - fundamentos - formas de atuação; microcrédito - atuação por intermédio de instituições reguladas; como constituir uma SCM; como obter apoio e financiamento (funding) para as microfinanças; correspondentes bancários; principais experiências locais de microcrédito; e o papel dos fóruns estaduais de microcrédito.
Entre os expositores e moderadores convidados, o seminário trará a Fortaleza nomes como José Carlos Ferreira, diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Suzana Sanchez, do Banco Mundial (Bird); Mathias Arzbach, da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV); Vanderley Ziger, presidente do Sistema CreSol; Jayr de Paula Gomes Gonçalves,
presidente da Unicred do Brasil; Heli de Oliveira Penido, presidente do SICOOB Brasil; Valdir de Araújo Dantas, presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Microcrédito (ABDM); Eudes Furtado, presidente da Associação Brasileira das Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (ABSCM); Stélio Gama Lyra, superintendente de Microfinanças e Programas
Especiais do Banco do Nordeste; Marguerite Berger, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); William Díaz, da Cooperação Técnica Alemã (GTZ); Roberto Eduardo Matoso, secretário do Trabalho e Empreendedorismo do Ceará; João Joaquim de Melo Neto Segundo, presidente do Banco Palmas; e Marden M. Soares, consultor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (DEORF), do Banco Central.
INSCRIÇÃO
A ficha de inscrição está disponível no site do Banco Central, no seguinte link:
http://www.bcb.gov.br/htms/Deorf/IISeminarioMicrofinancas/ficha_inscrica... bc
Após o preenchimento da ficha, o interessado pode enviá-la ao fax (85) 211.5505 ou aos emails regina.maria@bcb.gov.br
com Regina Maria Machado, nos fones (85) 211.5429 e 211.5441.