Rio, 29/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no documento "Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação", indicam que as previsões para a evolução da demanda no último trimestre do ano são as melhores para esta época do ano desde a "Sondagem" de outubro de 1999.
Naquela ocasião, assim como agora, 44% das empresas previam aumento da demanda e 18% diminuição. Segundo a FGV, o indicador de compras do setor industrial confirma a retomada do crescimento da atividade fabril. Depois, 51% das 1.246 empresas pesquisadas acreditam que as compras no mercado interno aumentarão no último trimestre do ano em relação ao trimestre anterior, enquanto 18% indicam intenção de reduzí-las. Em 2002, no mesmo período, estas parcelas foram de 38% e 21%, respectivamente.
Como que a comprovar a melhora da percepção do empresariado em relação è economia brasileira, as previsões relativas ao emprego industrial também são favoráveis, com 24% das empresas pretendendo contratar mais do que demitir neste quarto trimestre do ano e apenas 10% indicando intenção de reduzir o contingente de empregados. A diferença de 14 pontos percentuais entre os dois extremos é a maior desde o terceiro trimestre de 1991 e, para a mesma época do ano, desde o quarto trimestre de 1989.