Rio, 29/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Sondagem Conjuntural da Industria de Transformação que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) está divulgando hoje aponta uma melhora sensível na percepção do empresariado nacional com relação à economia brasileira. Embora para 24% das 1.246 empresas pesquisadas pela FGV, a situação dos negócios em outubro ainda continue fraca para esta época do ano - ligeiramente superior ao dos 22% de empresários que a consideram boa – o percentual chega a ser quase a metade dos 50% dos empresários que avaliaram negativamente a situação dos negócios em julho, quando apenas 9% do total pesquisado estavam satisfeitos.
Outro indicador positivo apurado pela Fundação Getúlio Vargas diz respeito ao atual nível da demanda global, considerado forte por 16% das empresas e fraco por 15% delas. O saldo de 1 ponto percentual entre os dois extremos constitui-se no primeiro resultado positivo desde outubro de 2000. A proporção de empresários que consideram o nível de demanda fraco chegou a cair 27 pontos percentuais entre as pesquisas de julho e outubro.
Segundo a Fundação Getúlio Vargas, esta melhora da avaliação da demanda ocorreu principalmente no mercado interno. Entre as pesquisas de julho e outubro, o percentual de empresários que consideram o nível de demanda interna fraco despencou 33 pontos percentuais – de 49% para apenas 16%.
Nielmar de Oliveira