Rio, 22/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - Aumento do número de homicídios,de roubo a residências e apreensão de um numero maior de armas de fogo e munição, no mês de agosto . Estes são os três tipos de crime que tiveram um aumento de atividades registrados no mais recente Boletim Mensal de Monitoramento e Análise, divulgado nesta segunda –feira, pelo Núcleo de Pesquisa em Justiça Criminal e Segurança Pública do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão ligado a Secretaria de Segurança Pública do estado.
No que diz respeito as metas do governo do estado para o setor, dos dez tipos de crimes monitorados, extorsão mediante seqüestro, latrocínio , homicídio, roubo a residência , roubo de cargas , roubo e furto de veículos, assalto a transeunte , roubo em coletivo, roubo em estabelecimentos comerciais e roubo a banco, oito deles conseguiram ficar dentro das metas estabelecidas pelas autoridades de segurança.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Pesquisa do ISP, a antropóloga Ana Paula Miranda, tem sido registrado nas estatísticas, no entanto, em relação a 2002, uma queda consistente no índice de criminalidade como um todo, e mesmo nos últimos três meses. Uma melhoria na ação policial no estado ficou demonstrada na queda de 40,6 por cento dos roubos em coletivo.
No mês de agosto, pela primeira vez desde que foram estabelecidas as metas em abril de 2003, não houve crescimento dos registros de roubo a estabelecimento comercial. O boletim é assinado pelo diretor presidente do Instituto de Segurança, coronel Jorge da Silva, e pela Antropóloga Ana Maria Miranda.