Países do Mercosul discutem amanhã política comum de medicamentos

17/06/2003 - 15h52

Brasília, 17/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil participa amanhã do Encontro de Ministros da Saúde do Mercosul, em Assunção, no Paraguai. Será discutida a elaboração de uma política de medicamentos comum aos quatro paises do Mercosul, além de Chile e Bolívia, e um plano de trabalho integrado de prevenção e tratamento da Aids, programa no qual o Brasil é referência mundial.

O Ministério da Saúde tem adotado uma política de aproximação dos paises vizinhos. Recentemente, realizou com os 11 países da fronteira uma vacinação conjunta contra pólio. Em 2002, o Brasil doou cerca de R$ 10 milhões em medicamentos a 10 países da América Latina. A Argentina recebeu mais da metade, em doação de vacinas tríplice e viral, insulina e antibiótico.

Em julho, o Ministério da Saúde participa de uma reunião no Peru, com países da América do Sul, sobre combate de drogas e tratamento de usuários.

Após o encontro do Mercosul, amanhã, o ministro da Saúde, Humberto Costa segue com a comitiva presidencial para o Washington, onde participa da reunião de Cúpula Brasil-Estados Unidos.(Nádia Faggiani)