Brasília, 17/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Agricultura começou a liberar os R$ 89 milhões que estavam contingenciados, valor que faltava para levar a normalidade o orçamento de 2003. A equipe de governo está trabalhando junto com o Tesouro Nacional para avalizar as necessidades de fluxo financeiro em todo o país. Com a medida, a Embrapa passa a receber recursos para a área de pesquisa, antes contingenciados. O orçamento anual da Embrapa para pesquisa é da ordem de R$ 75 milhões.
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Amauri Di Mazio, o presidente Lula mostrou-se sensibilizado em relação ao problema de contingenciamento que colocava em risco os trabalhos de pesquisa realizados pela Embrapa, maior empresa do mundo em pesquisa ambiental.
Em relação ao reajuste salarial de 20% reivindicado pelos servidores da empresa, o secretário- executivo da Agricultura informou que o valor fixado pelo governo é de 1% e que se espera que os servidores entendam que os primeiros meses de governo foram destinados a colocar a ordem na Casa. A negociação salarial será levada a agora ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) que vai buscar acordo entre as partes. (Nadia Faggiani)