Florianópolis, 17/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 5 mil famílias de trabalhadores rurais assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santa Catarina serão beneficiadas com a prestação de serviços de assistência técnica, cujo objetivo é recuperar os 126 assentamentos do estado, melhorando o nível de produção e a qualidade de vida e promovendo o desenvolvimento sócio-econômico.
O Incra investirá R$ 500 mil através de convênio, com sete meses de duração, que será assinado daqui a pouco em Chapecó, pelo superintendente regional órgão, João Paulo Strapazzon, e a Cooperativa dos Trabalhadores Rurais de Santa Catarina (Cooptrasc).
Inicialmente serão contratados 26 técnicos para trabalhar em conjunto com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Uma comissão vai supervisionar, acompanhar, fiscalizar e avaliar a execução dos serviços. Segundo Strapazzon, a intenção é renovar os convênios anualmente, para garantir assistência técnica constante. Ele destacou, ainda, que neste ano estão garantidos pelo menos três novos assentamentos no estado, para abrigar cerca de 100 famílias.