Brasília, 17/6/2003 (Agência Brasil - ABr ) - O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), Luiz Eduardo Greenhalgh, disse em entrevista ao programa "Bom Dia Brasil", da TV Globo, que alertou durante debate em São Paulo para a falta de empenho dos governadores na discussão das reformas constitucionais, a imprensa captou, e o presidente Lula marcou uma nova reunião com os governadores no próximo dia 30, "para afinar os compromissos recíprocos".
Segundo o presidente da CCJ, alguns governadores estão fazendo a sua parte mas outros, não. "Os governadores que vieram a público são aqueles que estão mantendo o acordo, mas uma grande parte ficou em silêncio", acrescentou.
Sobre as reformas, Greenhalgh comentou que "o governo sabe que no ano que vem a gente não vai ter condição, porque é ano eleitoral, e o presidente da República está jogando o seu prestígio, neste início de governo, na esperança de mudança com essas reformas".
Sobre o governo Lula, o deputado opinou que ele tem que se concentrar nas reformas: "É verdade que o presidente Lula fez um consenso com governadores. É verdade que o presidente fez um consenso com empresários, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. E é verdade que as reformas vieram ao Parlamento sem que houvesse antecipadamente uma discussão em profundidade. No fundo, no fundo, não há possibilidade de êxito no Poder Executivo se não tivermos um diálogo, a formação de um consenso progressivo no Parlamento".
E insistiu: "Por isso acho que o governo tem que se concentrar agora nesses 40, 50 dias que restam para a gente chegar ao plenário, numa discussão com as bancadas de apoio, em especial com a do PT, que precisa ser ouvida".