São Paulo, 17/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - As pessoas interessadas em acompanhar o que o Brasil e o resto do mundo produzem em matéria de ciência e tecnologia e conhecer passo a passo o andamento e resultados das pesquisas desenvolvidas pelas comunidades científicas terá, a partir do próximo dia 24, um novo canal de informação por meio do sistema eletrônico da Internet. Nesta data, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lança mais um serviço de divulgação: a Agência Fapesp, que poderá ser acessada pelo site (www.agencia.fapesp.br). Trata-se de uma agência de notícias que vem ampliar o trabalho já desenvolvido pela Revista Fapesp, cuja edição alcança 48 mil exemplares.
O presidente da Fapesp, Carlos Vogt, disse que haverá um diferencial entre os produtos de informação já existentes como a própria revista e o site institucional da Fundação. Salientou que a idéia é mapear os trabalhos científicos realizados tanto no país quanto na América Latina e demais continentes, fornecendo ao leitor banco de dados, entrevistas com pesquisadores, reportagens especiais, resultados de pesquisas, eventos e abordagens de assuntos veiculados em publicações do setor de renome internacional como, por exemplo, a Nature.
A divulgação também será encaminhada por e-mail a cerca de dez mil pessoas já cadastradas pela Fapesp entre pesquisadores, dirigentes de órgãos de fomento, jornalistas, políticos e representantes de universidades e institutos de pesquisas. Mas todos os interessados em receber os boletins poderão se cadastrar no site www.agencia.fapesp.br, a partir de sua entrada em operação.