Brasília, 25/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos recebeu hoje do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, e do ministro Gilson Dipp, um relatório sobre crimes de lavagem de dinheiro no Brasil. O documento foi elaborado pela comissão mista especial e aponta um diagnóstico das irregularidades e denúncias de crimes federais.
Entre as sugestões de combate a esse crime está a imediata adoção do Cadastro Nacional de Correntistas. A medida que já está sendo examinada pelo Banco Central e contribuirá para uma identificação mais ágil de possíveis envolvidos com esquemas ilícitos. Segundo Nilson Naves, a lavagem de dinheiro é um crime que preocupa a todos porque atrai vários outros, como terrorismo e seqüestro. "Queremos um trabalho em conjunto para termos propostas concretas para tentarmos nos livrar deste terror que se chama crime organizado", destacou.
Ele informou que fazem parte da comissão integrantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e da associação dos bancos.