Rio, 27 (Agência Brasil – ABr) - A Agência Nacional do Petróleo (ANP) recebeu nesta quinta-feira da Petrobras o comunicado de uma descoberta de gás no bloco BS-400, da Bacia de Santos. No último dia 21, a empresa já havia informado à agência a descoberta de óleo e gás no bloco BC-50, da Bacia de Campos.
A descoberta de gás do bloco BS-400 foi registrada no poço perfurado da plataforma continental do Estado de São Paulo, a 120 quilômetros a sudeste da Ilha Bela, litoral norte do Estado, em lâmina d`água de 485 metros, localizada a 135 quilômetros a nordeste do Campo de Merluza.
A descoberta do BC-50 ocorreu em poço situado em lâmina d´água de 1072 metros, na plataforma continental do Estado do Rio de Janeiro, a noroeste do Campo de Marlim Leste. O poço está localizado a 118 quilômetros da costa e a 192 quilômetros da cidade de Macaé.
Ainda não há condições de se determinar com precisão o grau API do óleo descoberto. A descoberta é valorizada por sua proximidade do Campo de Marlim Leste, podendo fazer parte do sistema de produção deste campo. Os dois blocos onde foram feitas as descobertas são concessões exclusivas da Petrobras, da chamada Rodada Zero, cujos contratos prevêem a devolução parcial das áreas em agosto de 2003.