Brasília, 6/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O seminário "Desafios da Previdência: A Atualidade do Pensamento de Francisco de Oliveira", termina, na sede da Firjan, no Rio de Janeiro. Em debate, o déficit da Previdência Social e as propostas para solucionar o problema e análise do impacto das mudanças constitucionais na previdência brasileira. Hoje, a partir das 10h50, será realizada a mesa-redonda "A Previdência Social no Leste Europeu".
À tarde, estão previstas três mesas-redondas. A primeira, às 14h, sobre "Avaliando a Reforma Uruguaia". A outra, às 15h20, vai tratar do tema "Impacto das Mudanças Constitucionais na Previdência Brasileira". A terceira mesa-redonda, "Avaliando a Reforma Argentina", será às 17h. O encerramento do seminário está previsto para as 18h10, com uma palestra de José Diogo Ciryllo, da Advocacia Geral da União.
O encontro é em homenagem ao pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Francisco de Oliveira, conhecido como Chico Previdência, falecido em 2001, e que se dedicou por mais de 20 anos ao estudo da segurança da estrutura previdenciária brasileira.