Brasília, 6/12/2002 (Agência Brasil – ABr) - A mais antiga forma de escrita do continente americano foi descoberta no México, remontando ao ano de 650 antes de Cristo, conforme indicam resultados de pesquisa publicada na edição desta semana da revista Science.
Segundo pesquisadores da Universidade de Miami (Flórida), símbolos identificados em objetos oriundos da civilização dos Olmeques, estabelecida naquele que é atualmente o Estado de Tabasco, correspondem à primeira forma de escrita americana.
Essas conclusões foram tiradas após a descoberta, por ocasião de escavações realizadas na costa do golfo do México, de um objeto cilíndrico de porcelana e fragmentos de uma rocha verde esculpida, ornamentada com hieróglifos, tudo datado de 650 antes de Cristo.
Até essa descoberta, a primeira forma de escrita meso-americana (México e América Central) era atribuída ao povo de Oaxaca, no sudoeste do México, sendo datada de cerca de 300 anos antes de Cristo.
No cilindro, os pesquisadores identificaram uma ave que parece falar. À frente do seu bico estão inscritos símbolos, interpretados como "Roi 3 Ajaw" – 3 Ajaw é o nome de um dia no calendário mesoamericano, podendo ser igualmente utilizado como nome próprio, neste caso, o nome do rei.
Os antropólogos não conseguiram decifrar as inscrições sobre os fragmentos de pedra, considerando que estas são semelhantes a hieróglifos presentes em épocas mais tardias, principalmente nos textos maias. (Com informações da Agência Lusa)