Olinda comemora 20 anos do título de Patrimônio Cultura da Humanidade

06/12/2002 - 17h01

Recife, 6/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A cidade de Olinda, que comemora 20 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, sedia até amanhã (7), o primeiro encontro no Brasil, do Conselho de Administração da Organização das Cidades Patrimônio Mundial (OCPM), com a participação de representantes das cidades brasileiras tombadas e das cidades de Rhodes, na Grécia, Toledo, na Espanha e Quebec, no Canadá.

Na pauta das discussões, a preservação dos patrimônios. Entre troca de experiências, os representantes das cidades apresentam as dificuldades enfrentadas e, como prioridade, a criação de um fundo para as cidades patrimônio através de recursos de organizações internacionais.

A prefeita de Olinda, Luciana Santos, que também defende a proposta, afirma que atualmente os prefeitos dependem de convênios para viabilizar a revitalização dos sítios históricos. A criação de um fundo irá assegurar a manutenção da conservação dessas áreas.

Durante a reunião, o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Pernambuco, Julio Jacobo, anunciou o lançamento, no próximo dia 19, pela Unesco, de um estudo completo dos aspectos geográficos, históricos e culturais, dos Sítios Históricos tombados no Brasil.

Todo esse material com textos e fotos fará parte de uma exposição que acontecerá na sede da Caixa Econômica Federal (CEF) em Brasília. Segundo Julio Jacobo, "A preservação dos Sítios Históricos brasileiros não depende apenas do poder público, mas da população. Para que a diversidade histórica brasileira continue a ser mostrada, é preciso preservar as áreas tombadas".

Ao término do evento, um documento com sugestões, propostas e conclusões será encaminhado aos governos dos países e às instituições financeiras.