Justiça recebe ofício do STF sobre extradição de Glória Trevi

06/12/2002 - 15h53

Brasília, 6/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Justiça recebeu hoje, ofício do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a extradição da cantora mexicana Glória Trevi e solicitou à Polícia Federal uma pesquisa junto à Justiça brasileira sobre eventuais pendências da cantora no país. Caso a cantora não tenha nenhuma pendência jurídica, o Ministério, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, comunicará a Embaixada Mexicana que terá 60 dias de prazo, a contar da data da notificação, para retirar a cantora do Brasil. A Polícia Federal deverá informar ao ministério da Justiça os nomes e respectivas qualificações dos agentes federais responsáveis pela escolta de Glória Trevi e do seu filho Ângelo Gabriel, até que eles sejam entregues à polícia mexicana.

No dia 13 de novembro, foi publicada no Diário Oficial da União a decisão do ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, que confirmava a última decisão do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), que negava o pedido de recurso de reconhecimento da cantora como refugiada.

Glória foi presa em 13 de janeiro de 2000, no Rio de Janeiro. Em seguida, foi transferida para a Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal. Atualmente, ela está detida numa delegacia de Brasília.