Rio, 6/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O índice de pessoas com hanseníase em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é de 4,6% casos em cada 10 mil habitantes, percentual bem superior ao padrão tolerado pela Organização Mundial de Saúde.
Para reduzir os casos da doença no município, será elaborado um plano de ação, anunciado hoje, durante o 1º Seminário de Avaliação da Hanseníase, em Caxias. A responsável pelo Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Mônica Duarte, disse que a arma para se eliminar a doença é descentralizar o atendimento aos doentes e levá-lo às 28 unidades do Programa Saúde da Família.
Mônica destacou que o plano de ação municipal prevê que o Saúde da Família seja uma extensão do programa de combate a hanseníase e que todas as unidades básicas de saúde de Duque de Caxias passem a fazer diagnóstico, tratamento, prevenção da doença. Com esse objetivo, 359 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagens e agentes de saúde foram treinados para levar o atendimento nos 16 postos de saúde do município.