Governo americano está seguro de que Iraque tem armas de destruição em massa

06/12/2002 - 15h23

Brasília, 6/12/2002 (Agência Brasil - ABr/CNN) - Os Estados Unidos dispõem de informações secretas sólidas de que o Iraque, em violação às resoluções das Nações Unidas, tem armas de destruição em massa, disse o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer. Os comentários foram feitos depois de uma reunião entre os principais assessores do presidente George W. Bush, que discutiram possíveis respostas ao relatório que o Iraque de entregar aos inspetores da ONU até domingo (8) sobre as armas proibidas. As informações foram divulgadas pela CNN.

Segundo Fleischer, o presidente dos Estados Unidos e o secretário de Defesa não fariam afirmações tão claras sobre as armas de destruição em massa do Iraque, se isso não fosse verdade e se eles não tivessem uma base sólida para falar. O governo iraquiano, que reiteradamente negou manter armas ilegais, prometeu apresentar o relatório amanhã (7), um dia antes do prazo determinado pelo Conselho de Segurança da ONU.

Depois de mais de uma semana de trabalho no Iraque, os inspetores da ONU ainda não relataram qualquer evidência de que o país tenha armas de destruição em massa.

O secretário de Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, afirmou que Saddam Hussein tem três opções: cooperar com os inspetores, entregar o poder e fugir do país ou "seguir o padrão dos últimos anos".