Porto Alegre, 6/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Operação de uma força-tarefa foramda pelo Ministério Público, Receita Federal, Policia Civil e Brigada Militar resultou no fechamento, ontem, de 21 casas de bingo que funcionavam irregularmente em Caxias do Sul, Erechim, Pelotas e Passo Fundo, no Interior do Rio Grande do Sul. Máquinas caça-níqueis foram lacradas, escritórios de contabilidade, vistoriados e computadores, documentação, cartelas de jogo e dinheiro, apreendidos. Os proprietários foram notificados
Lei que vigora há um ano determina que só podem funcionar casas de bingo com autorização da Caixa Econômica Federal. Na última quarta-feria, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou um projeto de lei autorizando o governo do estado a legalizar o funcionamento de casas de bingo e a cobrar os respectivos tributos.
Segundo o subprocurador de Justiça Mauro Renner, a decisão não tem validade porque é inconstitucional e invade a competência da União a quem cabe regulamentar essa atividade no País .Ele afirmou que a ofensiva contra os bingos irregulares vai continuar.