Brasília, 6/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso participará, na próxima quinta-feira (12), no Palácio do Planalto, da solenidade de entrega do 8º Prêmio Direitos Humanos, concedido pelo governo federal. Também participarão da cerimônia, às 15 horas, o ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, e o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro. Receberão o prêmio, na categoria livre, o bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, e Ana Montenegro, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA). O prêmio é de R$ 15 mil.
Dom Pedro Casaldáliga é um dos símbolos da luta em defesa dos direitos humanos no Brasil, onde vive há 33 anos. Ele foi o fundador da Comissão Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Missionário. Ana Montenegro, de 90 anos, é referência para várias gerações de profissionais e militantes de direitos humanos. Torturada e exilada durante o regime militar, ela atuou na conquista da anistia, dos direitos políticos, da mulher e da criança.
Na categoria Menção Honrosa Livre, foram agraciados Oded Grajew, diretor presidente do Instituto ETHOS de Empresas de Responsabilidade Social, e José Roberto Figueiredo Santoro, subprocurador-geral da República.
O Prêmio Direitos Humanos 2002 faz uma homenagem especial ao médico psiquiatra Stanislau Kriynski, morto em 1996. Ele teve destacada atuação na área de pessoas portadoras de deficiência. Os ex-presidentes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados também recebem uma homenagem especial.
As Organizações Não Governamentais ganhadoras do prêmio este ano foram o Comitê em Defesa da Vida das Crianças Altamirenses, o Conselho Indígena de Roraima, o Grupo Gay da Bahia (Menção Honrosa) e o Grupo União e Consciência Negra do Maranhão (também Menção Honrosa).
Os estudantes secundaristas agraciados foram Danieli Cascaes, do Rio Grande do Sul e Lindsay Gonçalves, de São Paulo. As monografias premiadas são dos estudantes Fabiana Moreira, da Universidade de Brasília e Vinícius Sant’Ana, do Centro Universitário de Brasília. Na categoria Redação Serviço Civil Voluntário, venceu Mônica Leite da Silva, do Amazonas e a Melhor Experiência Executora do Serviço Civil Voluntário veio do Paraná, da Universidade Estadual do Centro Oeste.