Deputado defende criação de ministério para coordenar ações de combate à miséria

06/12/2002 - 10h44

Brasília, 6/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O deputado federal João Caldas (PL/AL) afirmou hoje, em entrevista à Radiobras, que o próximo governo precisa criar um ministério que concentre todas as ações para acabar com a miséria. Coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Fome, Pobreza e Miséria, João Caldas acredita que o Brasil não pode esperar mais. "A fome é agora. Alguém precisa levar comida a essas pessoas", disse.

Criada há três anos, a frente atua na sustentação financeira de programas como cesta básica e merenda escolar. Segundo o deputado, é fundamental a existência de um interlocutor que agilize essas iniciativas. "Precisamos de um governo que aposte na mobilização da sociedade. Até agora, não tivemos a atenção necessária, mas esperamos que o governo Lula levante essa bandeira".

A solução apontada pela Frente inclui um movimento político de desenvolvimento sustentável em que os municípios receberiam as verbas diretamente. "Se gasta muito dinheiro com os programas, mas, infelizmente, devido à falta de interesse dos governos estaduais, muito se perde pelo caminho", explica.

Para viabilizar o sucesso do movimento, as verbas seriam enviadas aos municípios com aplicação engessada, isto é, cada setor teria, proporcionalmente, sua parcela. Seriam criadas, ainda, delegacias municipais de fiscalização e apóio à aplicação da verba. Para acabar a fome, basta combater a corrupção. "É possível, é barato. É só não usar o dinheiro público com corrupção e propaganda", finaliza.