Rio sedia a Conferência Internacional de Segurança em Instalações Nucleares

02/12/2002 - 11h41

Rio, 2/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O desligamento automático das usinas nucleares, quando o sistema detecta alguma irregularidade na operação, foi um dos avanços do Brasil no setor destacado, nesta capital, pelo presidente da Eletronuclear, Flávio Decat, na abertura hoje da Conferência Internacional de Segurança em Instalações Nucleares, no Rio Othon Palace.

Decat afirmou que a realização da conferência no Brasil significa um marco importante no reconhecimento internacional do programa na área nuclear, que o Brasil desenvolve, patrocinado pela Agência Internacional de Energia Atômica, que acompanha as atividades promovidas. Explicou que a cultura da segurança na empresa envolve desde o presidente até o operador de unidade e assegurou que "segurança é prioridade e é mais importante do que a produção". Como parte das ações de segurança, Flávio Decat, citou a transparência adotada pela empresa com relação aos eventos ocorridos.

A Conferência Internacional de Cultura de Segurança em Instalações Nucleares acontece até sexta-feira(6), reunindo 300 especialistas de 40 países, como Canadá, França, China, Suécia, Romênia, Cuba, México,Austrália, Japão, Estados Unidos e Rússia. O objetivo é discutir e avaliar conceitos e avanços da cultura de segurança através de temas do setor nuclear com aplicação nos demais ramos da indústria.

O encontro é promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica(AIEA), juntamente com a Eletronuclear e a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), com o apoio da Comissão Nacional de Energia Nuclear(CNEN). A sessão de abertura contou, ainda, com exposições da chefe de Divisão de Segurança de Instituições Nucleares da AIEA, Annick Canino, e de C. Packer, diretor da Cherrystone Incorporated.