Brasília, 2/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Três ações desenvolvidas pelo Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), programa do Ministério da Educação em parceria com secretarias estaduais e municipais de Educação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, serão apresentadas em seminário internacional promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em Bogotá.
O evento "Mercado de Soluções para Cidades Melhores" será realizado de amanhã a sexta-feira, e contará com a participação de representantes de países da América Latina envolvidos em práticas relacionadas à área de governabilidade local. O encontro está sendo organizado pelo escritório do Pnud em Nova Iorque (EUA).
A coordenadora de Programação e Convênios do Fundescola, Mayra Tápia, vai apresentar aos participantes do encontro os programas Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), Escola Ativa e Planejamento Estratégico da Secretaria (PES).
O PDE é um processo gerencial de planejamento estratégico desenvolvido pela comunidade escolar em que são estabelecidos objetivos, estratégias, metas e plano de ação para que a escola tenha condições de se organizar e assim melhorar a qualidade do ensino. Mais de seis mil escolas públicas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste adotam o PDE.
A Escola Ativa é uma metodologia de ensino destinada a escolas rurais multisseriadas, em que o aluno é valorizado e aprende conforme a sua realidade. Atualmente, cerca de três mil escolas rurais multisseriadas adotam a metodologia no Brasil.
O PES é um processo de planejamento, liderado pelo secretário de Educação, onde a secretaria também estabelece objetivos, estratégias, metas e plano de ação. Surgiu da necessidade de as secretarias se organizarem melhor e otimizarem esforços e recursos. São cerca de 120 secretarias desenvolvendo o programa.
Bogotá foi escolhida para sede do encontro devido aos bons resultados de sua gestão urbana e governamental dos últimos dez anos. A capital da Colômbia é a primeira cidade latino-americana a ser reconhecida por experiências de sucesso no que se refere à governabilidade e desenvolvimento local.
O encontro dará oportunidade aos participantes de conhecerem a experiência de Bogotá e firmar acordos de cooperação com a supervisão técnica e financeira do Pnud.
A representante do Fundescola também participará da Feira Virtual para o Fortalecimento da Governabilidade Local na América Latina que acontecerá em Bogotá no mesmo período. A feira terá como objetivo elaborar o Mapa Pnud com informações sobre experiências de governabilidade local.