Rio, 2/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Riotrilhos, Marcelo Dias, confirmou hoje, em palestra na abertura da XVI Assembléia Geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (Alamys), que a Estação Siqueira Campos, em Copacabana, será inaugurada no próximo dia 21. Esta será a segunda estação de Copacabana - a primeira, já em funcionamento, é a Cardeal Arcoverde.
A nova estação faz parte da linha 1 do Metrô, que liga o Bairro da Tijuca, na zona norte, até Ipanema, na zona sul. "Ficam faltando agora somente duas estações para terminar a linha 1: Cantagalo, no bairro de Copacabana, e General Osório, em Ipanema", informou .
Marcelo Dias disse que a Linha 4 do Metrô está concedida e que o eia-arrimo (licença ambiental) também já foi apresentado à Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema).
"Estamos esperando parecer para dar início à construção da linha". Dias estima que a obra tenha início em 2003 e que esteja concluída em 2007. A linha terá custo aproximado de R$ 850 milhões.
Quanto à Linha 6, que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do estado (ainda em estudo), o presidente da Riotrilhos afirmou que "será fundamental e prioritária para consolidação do sistema metroviário na região metropolitana do Rio". A linha vai atender a 30 bairros.
Durante a XVI Assembléia, que é realizada anualmente e tem como principal objetivo o intercâmbio técnico entre os países e empresas associados, o chefe dos Transportes Urbanos para Projetos do Brasil do Banco Mundial (Bird), Jorge Rebelo, disse que a Linha 4 do Metrô de São Paulo será a primeira linha subterrânea do mundo a ser financiada pelo Banco.
Quanto ao Rio de Janeiro, o representante do Bird disse que a prioridade é o Programa de Estadualização de Transportes (PET) seja completado. Pelo projeto, as linhas de Supervia funcionarão como um metrô de superfície.