São Paulo, 2/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Paulo Renato, disse hoje que o prêmio "Escrevendo o Futuro" é importante porque estimula a leitura e a escrita. De acordo com Paulo Renato, a leitura tem se revelado em todas as avaliações promovidas pelo MEC como ponto fundamental para que os alunos tenham bom desempenho escolar. O prêmio "Escrevendo o Futuro" é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Instituto Cultural Itaú. Ao todo 190 mil crianças das escolas publicas de todo o país produziram textos divididos nas categorias poesia, opinião e reportagem. Quinze crianças finalistas participaram hoje da entrega do prêmio, no Instituto Cultural Itaú, na capital paulista. Um aluno foi premiado em cada categoria.
O prêmio teve ainda como grande vencedor Ronilson da Silva Procópio, 16 anos, da cidade de Benjamin Constant (AM), com o texto "Benjamin sem Máscara". Apenas a comissão julgadora e o presidente Fernando Henrique Cardoso conheciam o vencedor. O presidente enviou uma vídeomensagem a Ronilson.
A escritora Lygia Fagundes Telles, um dos cinco imortais da Academia Brasileira de Letras presentes ao evento, leu o texto vencedor. O ministro da Educação Paulo Renato destacou ainda a importância da parceria entre o setor privado e o poder público.