Ibama realiza encontro de Gestão do Conhecimento e Direito de Propriedade Intelectual

02/12/2002 - 15h55

Brasília, 2/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Instituir o Conselho Editorial e criar o Comitê de Gestão da Informação, do Ibama, são as ações que acontecem no I Encontro para a Gestão do Conhecimento, da Informação e do Direito de Propriedade Intelectual, Direito Autoral e Patrimonial, que o órgão realiza nesta terça-feira, a partir das 9 horas, na sede do Ibama. O Encontro tem como principais objetivos a divulgação de experiências bem sucedidas que sirvam de subsídios ao planejamento futuro da Gestão da Informação e do Conhecimento do Ibama e a apresentação de orientações relativas ao direito autoral e à propriedade intelectual, além de criar o Manual de Editoração, para facilitar a comunicação entre usuários e beneficiários, na transmissão ao público de informações e conhecimentos.

A partir das 10 horas, até às 12h30, o procurador geral do Ibama preside uma mesa de debates com o tema "Direito Autoral, Direito de Propriedade Intelectual e Direito Patrimonial do Conhecimento", que terá como debatedores o diretor do Departamento Jurídico da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), Plínio Cabral; a chefe da Secretaria de Propriedade Intelectual da Embrapa/MA, Elza Brito da Cunha; e a chefe da Secretaria de Propriedade Intelectual da Fiocruz/MS, Maria Celeste Emerick.

Das 14h30 às 16h30, a mesa de debates é sobre "Divulgação, Promoção, Marketing, Produtos e Eventos Técnico-Científicos-Ambientais", que contará com a presidência do coordenador da Edições Ibama, tendo como debatedores o presidente da Associação Brasileira de Divulgação Científica, Crodowaldo Pavan; da catedrática da Universidade de Brasília, Sueli Angélica do Amaral e da diretora do IBICT, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marisa Brascher.

A última mesa de debates, com início a partir das 16h30, abordará o tema "A Sociedade do Conhecimento e a Era da Informação, Pesquisa e Pesquisadores", terá como presidente a diretora de Gestão Estratégica do Ibama, sendo debatedores o diretor de Geociências/IBGE - Câmara Técnica de Informação, Educação e Comunicação do Fórum Mudanças Climáticas, Guido Gelli; do assessor internacional do Ibama, Antônio Carlos Rebouças Lins e da coordenadora do Grupo de Trabalho/Universalização, do Programa Sociedade da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Maria de Nazaré Freitas Pereira.

Segundo Luiz Cláudio Machado, o Encontro tem ainda como objetivos, a geração e multiplicação das mídias, utilizando-se de ferramentas do Marketing da Informação, de modo a garantir que a sociedade brasileira receba em linguagem apropriada o produto da pesquisa ambiental. "Estamos também buscando despertar o interesse de jornalistas e comunicadores na realização periódica de eventos de divulgação dos temas científico-ambientais", comenta Machado, ao informar que a Editora Ibama é a maior editora especializada do Brasil, com 175 títulos já lançados. Ele declarou que ainda neste mês de dezembro, cinco novos títulos chegarão ao mercado pela Edições Ibama e que para o próximo ano, 30 novos livros deverão ser lançados.

O coordenador explica que a Edições Ibama foi criada com o objetivo de divulgar o conhecimento técnico-científico e propiciar condições de acesso à informação nessa área por meio do planejamento, da organização, do controle e da execução de ações estratégicas de comunicação técnico-científica e educativa, destinadas a apoiar a gestão e o uso sustentável do meio ambiente. Tem como propósito maior, mostrar à sociedade que o Ibama contribui, não só com as ações de fiscalização ambiental, mas também, com a produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico.

Machado entende que as atividades de comunicação técnico-científica desenvolvidas pela Edições Ibama, baseiam-se nos princípios de transparência, atualidade, credibilidade, unicidade e qualidade das informações oferecidas, bem como na necessidade de participação, ética e profissional de todos os setores do Instituto, "sobretudo dos demais envolvidos no processo da comunicação e disseminação das informações", afirma. "Assim, mesmo tendo em conta as peculiaridades e a abrangência da temática ambiental e também do Ibama, o público da Edições Ibama também é abrangente e diversificado, englobando técnicos, pesquisadores, estudantes (de todos os níveis), dirigentes e profissionais dos setores público e privado, instituições públicas e particulares de pesquisa e ensino, entidades de classe, consumidores, formadores de opinião, órgãos públicos e privados de gestão do meio ambiente e afins, organismos não-governamentais e o público em geral", conclui Luiz Cláudio Machado.