Funasa realiza seminário sobre Vigilância Ambiental em Saúde

02/12/2002 - 15h44

Brasília, 2/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Toda a equipe técnica da área de vigilância ambiental em saúde da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está reunida em Brasília, até amanhã, para avaliar o desempenho do setor em 2002, discutir as perspectivas e planejar as atividades do próximo ano.

Um dos temas abordados no encontro é a estruturação do Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde, que está sendo feita pelo Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi). O sistema reúne informações sobre fatores biológicos (vetores, hospedeiros, reservatórios, animais peçonhentos), qualidade da água, contaminantes ambientais e riscos decorrentes de desastres naturais e de acidentes com produtos perigosos.

Estão presentes no seminário representantes dos 26 estados e do Distrito Federal responsáveis pela vigilância ambiental em saúde, representantes das coordenações regionais da Funasa, da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Saúde. Também participam da conferência técnicos da Comissão Permanente de Saúde Ambiental (Copesa), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Comissão Intersetorial de Saneamento e Meio Ambiente do CNS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).

A vigilância ambiental em saúde caracteriza-se por um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores do meio ambiente que interferem na saúde humana. O objetivo desse trabalho é recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos e das doenças ou agravos relacionados à variável ambiental.