Brasília, 2/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - A criação de um comitê para a tríplice fronteira formada por Brasil, Argentina e Paraguai destinado a incrementar o processo de integração do Mercado Comum do Sul vai ser discutida na quarta-feira na Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.
Esta será a vigésima reunião da comissão e estarão presentes cerca de 30 parlamentares dos países que fazem parte do Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e representantes dos países associados Chile e da Bolívia, da Assembléia venezuelana e do Parlamento Andino. O encontro vai discutir também o fortalecimento do turismo na região da tríplice fronteira, formada pelos municípios de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad Del Este (Paraguai).
O senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da comissão, vai fazer um balanço de sua atuação à frente do colegiado e enfatizar anecesidade de um permanente esforço suprapartidário na defesa e formulação de políticas públicas para fortalecer, consolidar e ampliar o Mercosul, especialmente diante da perspectiva de criação da Área de Livre Comércio da Américas (Alca).
A reunião da Comissão Conjunta do Mercosul acontece pouco antes de reunião de cúpula dos presidentes do Mercosul e países associados, que ocorrerá na sexta-feira, no Ministério das Relações Exteriores.