Tribunais eleitorais avaliam eleições 2002

27/11/2002 - 18h21

Florianópolis, 27/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - As eleições deste ano demonstraram que o sistema informatizado tem operacionalidade, é confiável e seguro, afirmou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Nélson Jobim, que participa da 1ª Reunião Conjunta dos Colégios de Presidentes e de Corregedores dos Tribunais Eleitorais, em Florianópolis, para avaliar as eleições 2002.

O ministro destacou, no entanto, que a comodidade do eleitor não foi corretamente atendida, principalmente no primeiro turno, quando foram registradas muitas filas. Para resolver o problema, haverá um redimencionamento do tamanho das seções, com limite máximo de 400 eleitores. Nélson Jobim disse também que o modelo de voto impresso, aprovado pela Câmara e Senado, "cria dificuldades e não agrega nada à segurança do processo".

Será encaminhada uma proposta ao Senado, sugerindo que o espelho do voto, ao invés de ser impresso em papel, fique armazenado em meio magnético e, caso a modificação seja aprovada, será implantada nas próximas eleições de 2004. Além disso, também será discutida a substituição gradual dos títulos de eleitor, num período de 8 a 10 anos, pelo sistema de tarja magnética. O evento prossegue até sexta-feira, no Hotel Jurerê Beach Village.