Brasília, 27/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Foram inauguradas, hoje, as instalações do Departamento de Comercialização e Publicidade Legal da Radiobrás (Decop), na 502 Norte, em Brasília. Os novos equipamentos serão utilizados para agilizar o trabalho feito pelo departamento, que atua com a produção e distribuição de avisos, atas, editais e balanços de cerca de 650 órgãos públicos ligados ao poder Executivo. "Trabalhar com a publicidade legal foi um desafio assumido por nós. As novas instalações representam um grande avanço nesse trabalho", afirmou o presidente da Radiobrás, Carlos Zarur, durante a cerimônia.
Criado em 1997, o Decop atua como uma agência que promove a comunicação entre o Poder Executivo e a imprensa brasileira, produzindo cerca de 3.500 autorizações por mês, material que equivale a 160 páginas de jornal. O processo de produção vai desde a elaboração e editoração do material a ser publicado até a organização de orçamentos, reserva de espaço nos órgãos de imprensa e transmissão do que foi produzido. "Hoje, somos a maior agência de publicidade legal de todo o País. Com as instalações novas, vamos melhorar a elaboração desses materiais, que dão transparência aos atos do governo", declarou o chefe do departamento, Helladio Monteiro.
Com um orçamento anual da ordem de R$ 60 milhões, o Decop atua com grandes empresas brasileiras, como a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras. Desse montante, 20% são convertidos em receita para a Radiobrás, o que equivale a R$ 12 milhões por ano.