Aids é tema de debate entre governo e sociedade

09/05/2002 - 20h11

Brasília, 9 (Agência Brasil - ABr) - O Centro Cultural de Brasília, na Quadra 601 Norte, promove até o próximo sábado o seminário "Qualificando e Integrando as Ações em HIV/AIDS no DF". O encontro busca a troca de experiências entre governo, profissionais de saúde e organizações não governamentais, para reavaliar as políticas voltadas para o atendimento ao doente de Aids. O seminário está sendo organizado pelo Projeto Com Vivência, do Hospital Universitário de Brasília.

Segundo a coordenadora do projeto, Eliane Seidl, o encontro debaterá, principalmente, as ações implementadas no Distrito Federal, para integrar estudos e projetos sociais entre as entidades que prestam serviços aos portadores do vírus HIV. "No Distrito Federal, já existem 2.900 pessoas que desenvolveram o vírus da Aids. O número, no entanto, não representa a quantidade de pessoas infectadas, pois muitas pessoas são portadoras do vírus e não desenvolveram os sintomas", relata.

Eliane Seidl ressaltou que os programas de assistência social, como a distribuição gratuita de remédios para o tratamento da doença, têm recebido elogios e servido de modelo para outros países. "Apesar do êxito alcançado, teremos dificuldades para dar continuidade aos programas, pois o empréstimo do Banco Mundial, voltado para projetos sociais para HIV/Aids, acaba
este ano. Por isso, estamos aclamando as instituições governamentais para dar o suporte necessário", afirma Seidl.