Agência Espacial Brasileira promove conferência

09/05/2002 - 21h38

Brasília, 9 (Agência Brasil - ABr) - Começou nesta quinta-feira o Ciclo de Palestras Quintas Espaciais, promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Segundo o presidente da AEB, Múcio Dias, o objetivo das conferências é informar a sociedade brasileira dos avanços tecnológicos do setor e estimular estudantes das áreas de engenharia, física e ciências exatas a seguirem carreira nas atividades espaciais.

O cientista Marcelo Lopes Souza, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), abriu o encontro, abordando o tema "Detritos Espaciais: aspectos técnicos e suas conseqüências". Segundo o pesquisador, os detritos espaciais não representam perigo para a vida do planeta. "O risco existe para os equipamentos, satélites e naves que estão no espaço", afirmou.

Souza informou que há cerca de nove mil detritos espaciais em órbitas terrestres com diâmetros maiores que dez centímetros. Em 1996, um desses detritos atingiu o satélite francês Cerise, provocando danos e chamando a atenção da comunidade científica internacional para o estudo sobre o assunto.

O cientista ainda destacou o programa espacial brasileiro, que mantém representação na Estação Espacial Internacional e que avança em pesquisas na Base de Lançamento de Satélites em Alcântara (MA). "Além disso, nós temos hoje um candidato a astronauta na Agência Espacial Norte-americana (NASA)", disse. Marcelo Lopes Souza é PHD em Aeronáutica e Astronáutica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

As próximas palestras, que se realizarão nas primeiras quintas-feiras mensais, no auditório da AEB, abordarão os temas: Previsão e Monitoramento do Clima Espacial; Veículos Lançadores de Satélites: evolução e perspectivas; Sensoriamento Remoto: os programas de observação da Terra; Meteorologia via Satélite: evolução e perspectivas; Radioastronomia e sua importância para os programas espaciais; e Os Desafios Tecnológicos do Desenvolvimento de Satélites.