China anuncia quarta morte por gripe aviária em 2014

17/01/2014 - 9h30

Da Agência Brasil*

Brasília - A China anunciou hoje (17) a morte de uma pessoa em Yangjiang, na província de Guangdong, devido ao vírus H7N9 da gripe aviária. Com essa morte, a China contabiliza, pelo menos, quatro vítimas da gripe aviária H7N9 este ano. A vítima não foi identificada, mas a imprensa chinesa disse que a morte ocorreu na quarta-feira (15) devido à insuficiência respiratória, informou a agência Xinhua citando fontes médicas locais.

Uma pessoa morreu há cerca de uma semana também na província de Guangdong e duas faleceram nas províncias de Zhejiang e Guizhou em decorrência da gripe aviária.

O tipo H7N9 foi identificado pela primeira vez na China em fevereiro do ano passado e voltou a reacender o receio de que o vírus da gripe das aves possa sofrer mutações, tornando-se facilmente transmissível entre pessoas, elevando as hipóteses de pandemia. Em 2013, a China contabilizou oficialmente 45 mortos devido à doença.

Na antiga colônia britânica de Hong Kong estão confirmadas duas mortes este ano devido ao H7N9.

Os especialistas acreditam que o vírus é transmitido principalmente por meio do contato com aves ou seus produtos derivados, secreções e excrementos. Há suspeita de que ele possa ser transmitido entre humanos, o que ainda não foi provado.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Talita Cavalcante