INSS antecipa benefícios a moradores de Lajedinho

13/12/2013 - 17h02

Andreia Verdélio e Luciano Nascimento
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Os moradores da cidade de Lajedinho (BA), na Chapada Diamantina, segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão poder antecipar o recebimento do benefício.

O município, que está em situação de calamidade pública, foi atingido por um temporal no último sábado (7), que causou 16 mortes e deixou mais de 800 pessoas desabrigadas.

A antecipação ocorrerá a partir do dia 23 e vale para todos os segurados que recebem benefícios previdenciários, como aposentadoria, e assistenciais. A medida anunciada hoje (13) pelo INSS valerá até quando perdurar a situação de calamidade pública, e também é válida para outros municípios que estejam na mesma situação, como Boa Esperança (ES), que também decretou estado de calamidade pública.

Os segurados poderão solicitar o adiantamento do valor do benefício equivalente a um mês. Neste caso, basta se dirigir ao banco em que recebe o pagamento e formalizar o pedido. A medida não vale para quem recebe benefícios temporários, como o auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

O adiantamento deverá ser ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte à antecipação.

Segundo a Defesa Civil da Bahia, durante o temporal, choveu cerca de 120 milímetros, fazendo com que o canal que corta a cidade transbordasse, e desabrigando 20% dos quase 4 mil habitantes. A área antiga da cidade, onde fica a maior parte do comércio, prefeitura e secretarias, foi totalmente destruída.

Mais de 90% do comércio local foram afetados e 243 imóveis, entre casas e lojas foram atingidas pelo temporal e terão que ser demolidas, como a sede da prefeitura. As famílias que perderam as casas ou tiveram de sair devido ao risco de desabamento estão alojadas em escolas municipais, onde recebem alimentação, roupas e cobertores.

"Agora o processo é de retomar as atividades na cidade, limpar os escombros, demolir os imóveis que não estão de pé e manter toda a ajuda necessária para a manutenção das famílias que foram atingidas", disse o superintendente estadual da Defesa Civil da Bahia, Salvador Brito.

Foram criadas equipes de limpeza na cidade, de desobstrução do canal, de assistência social e psicológica e de montagem de kits de alimentos. A Defesa Civil está cadastrando as famílias para que possam retirar documentos e ter acesso a outros benefícios. Após a destruição, a previsão é que seja construído um novo centro na cidade. Uma área de 274 mil metros quadrados, na entrada da cidade, foi doada para a nova construção.

Para ajudar às vítimas do temporal, a prefeitura abriu uma conta bancária no Banco do Brasil, SOS Lajedinho, nº 40.000-9, agência 0595-9, onde os interessados podem depositar quantias para doação.
 

Edição: Carolina Pimentel//Texto atualizado às 21h40 para correção de informação

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil