Projeto organiza desfile para pessoas com deficiência

11/12/2013 - 15h30

Da Agência Brasil

Brasília- O projeto Fashion Inclusivo organizou, hoje (11), desfile de moda em passarela de pessoas com deficiência, no Fórum Mundial de Direitos Humanos, que ocorre no Centro Internacional de Convenções, em Brasília. O projeto conta com mais de 50 crianças e jovens de baixa renda portadores de síndrome de Down, paralisia cerebral, baixa visão, cegueira, autismo e cadeirantes.

O Fashion Inclusivo é um projeto do Centro de Ensino Especial de Sobradinho - DF. O projeto surgiu em 2010 com os alunos da escola. Após o primeiro evento, os integrantes foram convidados para participar de um segundo desfile e, com isso, os convites não pararam de chegar. “O projeto visa trabalhar com a autoestima dessas crianças e jovens, além de refletir um melhor resultado na vida acadêmica”, disse a coordenadora do Fashion Inclusivo, Angela Ferreira. 

A dona de casa Zênia Divina, 48 anos trouxe seu filho para desfilar no evento. “O desfile abriu as portas para o meu filho: ele é uma criança que tem autismo e não conseguia conviver em um ambiente com barulho. Hoje ele convive naturalmente,” disse.

Divina também conta que, quem conhecia a criança antes do projeto, hoje quase não o reconhece dado o desenvolvimento físico e intelectual proporcionado pelo desfile. “A moda é para todos”, disse a artesã Maria Inês de Bona, 44 anos, ao ressaltar a importância do desfile para todos, independentemente de ter síndrome de Down ou usar cadeira de rosa.
 

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à 
Agência Brasil