INPC cai 0,07 ponto percentual e fecha novembro com 0,54%

06/12/2013 - 12h37

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de novembro ficou 0,07 ponto percentual menor que o de outubro, encerrando o penúltimo mês do ano com 0,54%. O indicador mede a inflação para famílias com até cinco salários mínimos.

O indice, calculado pelo IBGE, tem como objetivo oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida da população.

No ano, o INPC acumula 4,81%, resultado menor que a inflação de 5,42% do mesmo período de 2012. Já quando são comparadas as taxas acumuladas nos últimos doze meses com as do período anterior, a soma é idêntica: 5,58%.

O grupo dos produtos alimentícios teve uma queda 0,4 ponto percentual, de 0,94% para 0,54%. Já os não alimentícios subiram para o mesmo valor, partindo de 0,47% em outubro.

Fortaleza teve a alta mais forte da inflação para essas famílias, de 0,48% para 1,10%. Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília foram as outras regiões metropolitanas em que a taxa acelerou em novembro, enquanto Recife, Goiânia, Belém, Curitiba, Salvador e São Paulo puxaram o indicador para baixo.

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil