Brasil decreta sete dias de luto pela morte de Mandela

06/12/2013 - 12h55

Carolina Sarres e Danilo Macedo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O Brasil terá sete dias de luto pela morte do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, contados a partir desta sexta-feira (6). O funeral de Mandela será no dia 15 de dezembro e a presidenta Dilma Rousseff viajará ao país para acompanhar a cerimônia. O ex-presidente será enterrado com honras de chefes de Estado e diversos líderes mundiais devem comparecer ao funeral.

No dia 10 de dezembro será realizada uma cerimônia nacional em memória do líder, no estádio de Soweto, em Johanesburgo. O corpo do ex-presidente ficará exposto na sede da presidência em Pretória, entre os dias 11 e 13 de dezembro. No dia, 15, Mandela será sepultado na aldeia de Qunu, no Sul do país, onde foi criado. A África do Sul terá luto nacional de uma semana, a começar no domingo (8).

Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, o ex-presidente morreu aos 95 anos, vítima de complicações respiratórias. A morte do líder foi anunciada pelo presidente sul-africano Jacob Zuma, em uma transmissão televisiva.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil