Força Nacional vai atuar na segurança do sorteio da Copa nesta sexta

04/12/2013 - 20h18

Paulo Victor Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Chega hoje (4) à Bahia o restante do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública que vai atuar na segurança do sorteio final das chaves da Copa do Mundo de 2014. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou o envio da força ao estado para reforçar a segurança do evento, que ocorre nesta sexta-feira (6).

A lista de convidados tem 1.300 nomes e terá as presenças da presidenta Dilma Rousseff, do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa, na sigla em inglês), Joseph Blatter, e do secretário-geral da Fifa , Jérôme Valcke.

De acordo com portaria do ministério, publicada hoje no Diário Oficial da União, a atuação da força envolve controle de tumultos e distúrbios civis, escolta e segurança dos membros do Comitê Executivo da Fifa, preservação da ordem pública e garantia da integridade dos envolvidos. O sorteio ocorre na Costa do Sauípe, a 75 quilômetros de Salvador, e definirá os grupos e jogos da primeira fase da competição.

Segundo o Ministério do Esporte, estarão envolvidas na organização do evento 2.700 pessoas, sendo 200 voluntários, para a estrutura de suporte aos convidados e à imprensa. O sorteio está marcado para as 14h, horário de Brasília. A transmissão da solenidade será feita ao vivo para 193  países por meio de 79 emissoras de TV e 30 de rádio, das quais sete e 17 brasileiras, respectivamente.

A portaria informa que a necessidade do emprego da Força Nacional partiu de “manifestação expressa” do governador da Bahia, Jaques Wagner. De acordo com o secretário de Copa da Bahia, Ney Campello, o governo estadual investiu R$ 6,4 milhões na estrutura do evento.

A atuação do efetivo durará sete dias, a partir de hoje, de acordo com o documento. Parte dos homens e mulheres da Força, no entanto, já atua no estado desde 27 de novembro, segundo o Ministério da Justiça.

Durante o sorteio, as 32 seleções que participarão do mundial serão divididas em grupos de oito que terão como cabeças de chave o Brasil, a Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e o Uruguai, escolhidos com base no ranking da Fifa de outubro deste ano (a exceção é o Brasil, que é o país-sede).

Na semana passada, o Exército promoveu a primeira reunião para o planejamento das ações de defesa durante os jogos da Copa, com setores de segurança e defesa nacionais como Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Militar.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil