Tribunal de Justiça do Rio discute o papel do negro no Judiciário

28/11/2013 - 22h05

 

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A questão racial foi discutida hoje (28) no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) durante o seminário O Negro e o Judiciário: Um Panorama da Inserção. No discurso de abertura do evento, a presidenta do tribunal, a desembargadora Leila Mariano, destacou a importância da sociedade superar os preconceitos em todas as situações. “Somos um mix de todos aqueles povos que estão aí. Esses preconceitos e posturas que causam dificuldades precisam ser superadas. É hora de superar isso em todos os níveis”, disse,

Ela classificou como histórico o julgamento pelo Órgão Especial do TJRJ da ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei 5.346/2008, que criou cotas para o ingresso nas universidades estaduais do Rio. O relator foi o ex-presidente do TJ, o desembargador aposentado Sergio Cavalieri Filho.

“Ele nos trouxe a necessidade da aceitação das cotas como resgate dessas diferenças que foram impostas por meio de preconceitos que ainda existem”, declarou. Ela lembrou que a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) concede bolsas aos alunos oriundos de universidades com regime de cotas. “Queríamos demonstrar que o negro é capaz e que esse processo de integração é importantíssimo”, completou.

A juíza Ivone Ferreira Caetano destacou em sua palestra que passou a reconhecer o valor das cotas na Emerj, onde foi convidada a participar de um debate com o idealizador da lei. “A partir daí, vi que o problema do negro não era só a minha experiência sofrida. Era preciso conhecer a história. A nossa história é muito mais grave do que se supõe. As raízes são profundas”, disse.

A juíza lembrou ainda que os negros engrossam a população carcerária, os abrigos, e estão entre as maiores vítimas de homicídio, em especial os jovens do sexo masculino. Segundo ela, para ver onde os negros estão, basta fazer o teste do “pescoço”. “Estique seu pescoço nas portas dos gabinetes, nos cartórios e veja quantos negros são assessores, analistas, técnicos, promotores e quantos estão em funções acessórias”, sugeriu.

O desembargador Antônio Izaias Abreu, membro da Comissão de Preservação da Memória Judiciária, fez, durante o seminário, uma análise da participação do negro na história do Brasil. “Em todos os ciclos de nossa riqueza, o negro foi a alavanca de trabalho”, declarou. Segundo ele, o objetivo do seminário é despertar, na sociedade, a importância da igualdade racial e social.

Para o desembargador André Fontes, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, é preciso diferenciar discriminação de preconceito. “Todas as políticas de cotas ativas de integração são políticas referentes à discriminação, mas que não resolvem o preconceito”, disse.

De acordo com ele, o preconceito está na cabeça, na opinião, no sentimento, enraizado, e passa de pai para filho. Ele afirmou, ainda, que para vencê-lo é necessária uma ação individualizada de educação prática. “É uma luta diária, hercúlea. Não há condenação de dano moral que dê jeito”, ressaltou.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil