Atendimento a turistas nas Olimpíadas 2016 não deve ter impacto negativo na saúde fluminense

29/10/2013 - 19h21

 

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A três anos dos Jogos Olímpicos 2016, uma das principais preocupações da prefeitura carioca e do governo do estado é conseguir conciliar o atendimento, na área de saúde, à população e aos turistas e atletas que virão para as competições. Em um workshop hoje (29) no Comitê Organizador Local (COL), no centro da capital fluminense, foi apresentado pelas secretarias Municipal e Estadual de Saúde, além de o Corpo de Bombeiros, um plano de atendimento ao público durante os Jogos.

As duas secretarias e o Corpo de Bombeiros manifestaram a preocupação em não causar impactos negativos no sistema de saúde pública que atende à população. A antecedência na entrega do plano foi avaliada pelas secretarias como um passo fundamental para o sucesso da saúde durante o evento.

Como parte dos preparativos para as Olimpíadas 2016, representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) visitaram esta semana várias unidades de atendimento. O chefe médico do COL, João Alves Grangeiro, avaliou positivamente a estrutura instalada.

"A área pública de saúde da cidade está completamente integrada, ou seja, toda a hierarquização do atendimento está coordenada e entrosada. Vendo toda a estrutura já montada, nos deu uma sensação tranquilizadora. O próximo passo será integrar as demandas dos Jogos com os serviços já oferecidos na cidade", disse.

Representantes do COI e dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, também participaram do encontro de hoje. Eles apresentaram o planejamento de saúde usado durante os Jogos de Londres, no ano passado, com o objetivo de analisar o que deu certo e errado na capital inglesa e adaptar os resultados para a realidade da saúde no Rio de Janeiro.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil