Prefeitura do Rio adia interdição e implosão do Elevado da Perimetral

23/10/2013 - 15h36

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Atendendo a pedido do Ministério Público do estado, que cobrou da prefeitura alternativas ao tráfego antes da demolição do Elevado da Perimetral, o viaduto ganhou mais alguns dias. A interdição, que seria neste sábado (26), foi adiada para 2 de novembro, Dia de Finados, e a implosão ficou para o dia 17.

O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, que preferiu adiar a interdição para não prejudicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado neste fim de semana. Ele aproveitou para esclarecer que será demolido apenas o trecho entre o Gasômetro e a Praça Mauá. Será mantida a parte de acesso ao Aeroporto Santos Dumont. Em substituição, entrará em funcionamento a Via do Binário.

Para diminuir os impactos no trânsito, o prefeito pediu um “esforço” da população e sugeriu a quem vem de Niterói que use as barcas. Aos que vem da Barra ou da zona oeste, Paes propôs que oferecam carona aos vizinhos. Entretanto, o prefeito não acenou com faixas expressas para os “carros compartilhados”, modalidade que já funciona em outros países.

“Pedimos  uma mudança de rotina. As pessoas têm uma relação com o automóvel, às vezes, muito egoísta. Então, nesse período, um morador da Barra da Tijuca, que pega a Linha Amarela, que pega a Avenida Brasil, pode combinar com o vizinho. A solução não está na operação de trânsito”, disse Paes.

O secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio,informou que, nos horários de pico, a média de passageiros por carros é 1,4 no elevado. Osorio reforçou, porém, que faixas exclusivas somente para o transporte público. “A questão da carona solidária é uma medida que pode ter impacto positivo. Mas a faixa exclusiva é para ônibus, que, em vez de levar duas, leva 40 pessoas”, justificou..

Testes de trânsito também estão previstos ao longo desta semana para ajustar o trânsito na zona portuária. A prefeitura calcula que 76,6 mil carros cruzem o elevado diariamente.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil